terça-feira, 6 de julho de 2010

Eleições II


Para que servem os Vereadores, Deputados e Senadores?

Segundo a Constituição, eles são representantes do povo nas Câmaras Municipais e Estaduais, e no Congresso Nacional (Senado e Câmaras Federais). Eles servem para elaborar leis, fiscalizar o poder Executivo (aquele que sanciona ou veta as leis, no caso, os prefeitos, os governadores e o presidente). Na teoria serviriam para estabelecer uma ligação entre o povo e o Executivo, aplicando recursos liberados por este em áreas com necessidade de investimentos em suas respectivas regiões.

O que acontece no Brasil, por exemplo, é que a população não conhece a atuação deles, suas histórias e suas bandeiras de luta. Na época das eleições, vence sempre o candidato com mais dinheiro para investir no marketing de sua campanha, pois é ele quem terá o maior número de propagandas espalhadas pela cidade, é o que fará a carreata mais bonita, que comprará os maiores cartazes, que poderá contratar vários cabos eleitorais de modo a espalhá-los por diversos bairros.

Na prática, um candidato com um caixa de campanha tão vultoso assim não está comprometido com os interesses do eleitor, apesar de só vencer com seu voto. Pois seus investidores vão cobrar uma atuação voltada para seus interesses, por exemplo, um hipermercado que quer se expandir na cidade e precisa de um terreno, assim, ele pode contar com a ajuda do seu candidato para consegui-lo; uma empresa despeja resíduos químicos num córrego, ela pode contar com seu representante para que as leis não a prejudiquem, para que ela não seja multada... e assim por diante. Os exemplos são muitos.

Um país com um sistema educacional bom pode formar cidadãos críticos, que, sentindo-se livres, certamente vão fiscalizar seus representantes, vão investigar seu passado, suas atuações em tempos de campanha, vão participar mais da política. Mas infelizmente a educação do nosso país não recebe o devido tratamento dos representantes que nós insistimos em eleger, pois há interesses de representantes, mais ou menos como destes que falei acima, em fazer com que a educação no Brasil continue do jeito que está, por que cidadãos sem educação são mais fáceis de manipular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário