quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Passeata da Justiça e Cidadania


Foi realizada no dia 17/08 mais uma manifestação pela comunidade da Baixa do Santo Antônio, no bairro do São Gonçalo do Retiro, solicitando melhorias na qualidade de vida e políticas públicas voltadas à população local. Em uma passeata organizada pelos monitores das escolinhas de esporte e lazer da comunidade, com o apoio da Transalvador e da Polícia Militar, o protesto pacífico chamou à atenção de todos que transitavam pelo local. Com diversas faixas e cartazes a garotada cobravam dos governantes ações preventivas e eficazes para localidade. Os organizadores do evento ressaltaram o descaso com que os moradores estão passando nos últimos cinco anos, pois foram várias perdas significativas afetando, principalmente, as crianças e adolescentes. "Primeiramente perdemos a creche e a Igreja São Dimas, devido a construção de um hotel que abalou as suas estruturas, sendo demolidas pela Defesa Civil. E há quase dois anos destruíram nossa área de lazer que o próprio prefeito João Henrique inaugurou", disse um dos organizadores.

Também foi questionado o dinheiro público que foi investido na área de lazer, pois já haviam sido instalados  equipamentos de ginástica, iluminação, arquibancadas, etc., além de ter sido criado pela Fundação Mário Leal Ferreira (órgão da prefeitura municipal), um projeto de urbanização da área para construção de um Centro Esportivo.

Não foram esquecidas as principais queixas dos moradores: a falta de um Posto de Saúde, obras de infraestutura e saneamento básico, pois recentemente faleceu um jovem de 22 anos vítima de leptospirose, doença ligada diretamente a carência de estrutura básica. Um fato curioso ocorreu durante a passeata quando um dos moradores questionou: "15 anos atrás tínhamos dificuldade de conseguir um táxi para nos trazer aqui na Baixinha, agora com a valorização da área os empresários e a prefeitura querem nos retirar da comunidade para construir hotéis e empresas, por quê?" Uma ótima pergunta, mas não temos resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário